Formspring

Clica aqui e pergunta-me qualquer coisa!

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Os Quadros Malditos


Bruno Amadio, ou “Giovanni Bragolin” (1911-1981), foi um pintor italiano que ficou famoso entre as décadas de 1970 e 1980 ao pintar quadros de crianças a chorar que foram vendidos em vários lugares do mundo.
      As pinturas apresentam uma variedade de crianças chorosas olhando melancolicamente para a frente ou para cima.
      Em museus da Europa é possível encontrar as réplicas e os originais.
Ao todo foram 27 quadros pintados com este tema.
      Mas existem outros quadros, falsos, de outros pintores que imitaram sua obra.

A Lenda:
      Giovanni Bragolin era um pintor fracassado.
Ele nunca havia vendido nenhum quadro, então no desespero da falta de sucesso, fez um pacto com o demônio em troca de dinheiro e fama.
Por isso os quadros se espalharam como uma praga por todo o mundo.
Quem os possuísse atrairia para si e para a sua casa desgraças, tragédias, enfermidades...


Histórias de casos que envolveram os quadros:
      1/  Centenas de pessoas na Grã Bretanha perderam suas casas por causa de misteriosos incêndios.
      Todos com um bizarro ponto em comum: Cada casa tinha uma cópia da pintura do menino chorando. Curiosamente, em muitos casos, a única peça de decoração a sobreviver às chamas eram justamente os quadros, segundo o jornalista Dick Donovan.
      A imprensa européia diz que os investigadores dos incêndios não têm conseguido detectar as fontes das estranhas chamas, que parecem ter surgido sem motivo aparente.
Aliás, foi um dos investigadores que verificou a presença da pintura nas residências queimadas, principalmente porque eram, em diferentes acontecimentos, as únicas peças não tocadas pelo fogo.

      2/ Em Blaenavon, Wales, a Sra. Ann Hardwick, de 37 anos, teve sua casa reduzida a escombros, mas as três cópias do quadro da sua propriedade, permaneceram intactas.
Impressionada, Ann fez questão de deitá-los fora.

      3/ O mesmo aconteceu com o Sr. David Amos, que possuía duas reproduções da tela. Sua casa em Mersyside pegou fogo e os quadros ficaram íntegros.

      4/ A Sr. Doris Wilde, 51 anos, foi avisada por amigos de que o quadro que ela comprara poderia atrair experiências desagradáveis para o seu lar.
      A dona de casa, residente em Northampton, nada supersticiosa, ignorou por completo as recomendações no sentido de que se livrasse daquele artigo, e sua moradia foi consumida por um incêndio de origem inexplicável.
      A Sra. ficou tão chocada que não encontrava coragem nem mesmo para tocar a figura do menino, deixando o quadro dentro de casa, que foi demolida pouco tempo depois levando a maldita pintura consigo.

5/ (anónimo): Um jovem e sua mãe tinham mudado para uma casa maior. 
A casa era enorme e a mãe do rapaz tinha saido pra ver móveis novos para casa, uma vez que os que tinham não eram suficientes para tão amplo espaço. 
      Quando ela chegou a casa, apareceu com três quadros grandes, eram de três crianças a chorar.
O jovem perguntou à mãe porque tinha comprado aqueles quadros de crianças chorosas. 
Ela apenas disse que estavam em promoçao e eram bonitos, apesar de estarem a chorar, e a casa nova precisava de quadros para encher as paredes.
      A mãe do rapaz colocou um dos quadros em frente à cama do filho. 
      Numa bela madrugada o rapaz acordou com um sede e foi beber água, voltou e deitou-se, olhou para o quadro e fechou os olhos mas assim que os fechou, o jovem sentiu um incomodo e abriu os olhos rapidamente. 
      O jovem descreveu o que sentiu naquele momento: «no instante em que abri os olhos, a minha espinha congelou, arregalei os olhos ainda mais, o meu corpo perdeu os movimentos».
      O menino do quadro não estava mais a chorar, estava a sorrir, com um sorriso diabólico, trocista e macabro, bem grande estampado no rosto, e as lágrimas do quadro tinham desaparecido.
«Eu gritava mas a voz não saia, só me lemrei de começar a orar, pedir a Deus que me protegesse daquela coisa horrível, então a voz saiu e gritei com toda força, a minha mãe veio a correr ter comigo paraa saber o que se passava e contei-lhe tudo.»
      No dia seguinte o rapaz pesquisou mais a fundo sobre os tais quadros que choram, e perante o que descobriu, todos os relatos de incêndios inesplicaveis que leu, sabia que só havia uma coisa a fazer, então o jovem e sua mãe queimaram os quadros e nunca mais puseram quadros em parede nenhuma da sua casa.

Os quadros mais famosos:
























3 comentários:

  1. Nunca soube dessa lenda.
    Os programas de televisão quando pretendem mostrar um cenário kitsch usam sempre esses quadros nas paredes :)
    Se calhar sabiam e brincavam com a sorte...

    ResponderEliminar
  2. Não imaginava essa historia mas tb não sabia que eram assim tão famosos.

    ResponderEliminar
  3. Amigo, eu presenciei realmente o mau que este quadro faz. Na minha infância tinha um amigo vizinho que era bem tranquilo. No entanto, depois que sua mae lhe deu um desses quadros com a crianca chorando que ficava em seu quarto, ele mudou e ficou rebelde e nunca mais foi o mesmo. No final das contas morreu com 16 anos em um acidente de carro após consumir drogas. Sua mãe ficou tao triste que acabou morrendo em seguida e aquela família desmoronou.. Acredito piamente que foi por causa daquele quadro.

    ResponderEliminar